Petrobras perfura 3ª poço e resultado fica abaixo do esperado

DEPENDENDO DO ESTUDO DA VIABILIDADE COMERCIAL DA ÁREA, OUTRO POÇO SERÁ PERFURADO

Perfurando o poço

O término da perfuração do terceiro poço para exploração de petróleo na bacia do rio do Peixe está previsto para a próxima semana. O poço está localizado no Alto Sertão paraibano, no município de Santa Helena.


As respostas definitivas sobre a retirada da equipe só serão dadas no final dos estudos. “Essa possibilidade está condicionada diretamente ao estudo que deve ficar pronto até o final deste mês sobre os três poços iniciais”, destaca. “Esse estudo vai nos dizer se tem petróleo, a quantidade e quanto a Petrobras vai gastar para produzir”, acrescenta. “O resultado que temos até então foi aquém do que esperávamos”, declara o gerente de exploração da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Guilherme Assunção Gontijo.



Se o estudo apontar a viabilidade, pelo menos cem empregos devem ser gerados para dar continuidade aos trabalhos. A perfuração do terceiro poço, intitulado Triunfo, começou na terça-feira da semana passada. Sua profundidade é de aproximadamente 350 metros, conforme informações de Gontijo.



A Petrobras iniciou a perfuração do primeiro poço na bacia do rio do Peixe no mês de dezembro. “Em janeiro houve a perfuração do segundo poço e, se o estudo trouxer boas notícias, logo iremos iniciar os trabalhos de perfuração do quarto poço”, explica. O estudo está na fase de laboratório e o resultado será comunicado, primeiramente, à Associação Nacional de Petróleo (ANP), que por sua vez torna público a toda a sociedade. A proposta inicial da Petrobras era perfurar entre um e quatro poços na área. Já foram investidos R$ 23 milhões.



Segundo o gerente, a qualidade do petróleo depende de vários fatores, mas os principais são o tipo de matéria orgânica e como foi a preservação do material no reservatório. Na primeira fase dos trabalhos na bacia do rio do Peixe, para a realização do levantamento sísmico, foram gastos cerca de R$ 16,5 milhões.



A Petrobras comprou o bloco da bacia do rio do Peixe, durante leilão da ANP, em 2007. Outras empresas, como a UTC Engenharia, também estão perfurando poços na região que abrange os municípios de Santa Helena e Triunfo, a 500 km de João Pessoa. Os três poços receberam os nomes de Pilões, Santa Helena e Triunfo, respectivamente. A localização deles está nos distritos de Melancia, Santa Rita e Areias, todos no município de Santa Helena. Se a viabilidade for apontada na bacia do rio do Peixe, o quarto poço será perfurado nas proximidades do terceiro, em uma distância de 3,5 quilômetros.
Tags: