Santa-Helenense vinha dentro do Guanabara que capotou na Serra de Santa Luzia



Um acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira 28 envolvendo um ônibus de passageiros da Expresso Guanabara que viajava de João Pessoa para Cajazeiras, fato registrado por volta das 2h, que virou na Serra de Santa Luzia, mobilizou um grande número de profissionais do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos prestaram atendimentos aos feridos, que não apresentaram traumas graves, sendo necessária a transferência de apenas um, o motorista, com fratura de fêmur e bacia.






Dentre as vítimas encontrava-se o santa-helenense Edimilson Félix (Gerente da Fazenda Melancias) e a Enfermeira da ESF III (Estratégia de Saúde da Família) Maria Jussiany Gonçalves Abrantes de São João do Rio do Peixe.



Logo que ocorreu o acidente o RH foi comunicado e teve tempo para montar a equipe que estava de plantão e a de sobreaviso. O diretor do Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo, suspendeu todas as cirurgias eletivas (programadas) do dia para que o bloco cirúrgico ficasse à disposição para os casos de urgência. Deram entrada no HR 27 pessoas traumatizadas sem gravidade. Foram feitos exames radiológicos, de sangue, suturas, administrados toda a medicação necessária. “Alguns serão liberados hoje, mas outros ainda concluem exames de rotina do trauma. O hospital mais uma vez está lotado por pessoas com traumas, confirmando que hoje a doença mais prevalente do século é o trauma”, disse Eliseu.


Apesar do atendimento a todas as vítimas, a ampliação de leitos foi importante neste sentido, o diretor do Regional enfatizou que é preciso ampliação da urgência, redimensioná-la, prepará-la para grandes acidentes. Por Patos ser pólo, cortado por várias rodovias e receber pacientes de dezenas de municípios, precisa se preparar melhor para evitar tumultos, com pacientes muito próximos um do outro, para os profissionais de saúde desenvolver suas funções com mais tranquilidade. “Precisamos ampliar o mais rápido possível nossa urgência. Já comuniquei à Secretaria Estadual de Saúde dessa necessidade”, acrescentou Eliseu de Melo.


A equipe de assistência social do HR acompanhou todos os pacientes e manteve  contato com seus familiares, passando informações sobre o quadro clínico deles.


Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle do veículo no início da serra, nas proximidades do Km 280 da BR 230. A pista estava seca na ocasião. Ainda de acordo com as informações, no ônibus viajavam 42 pessoas. Todos saíram feridos, sendo que dez foram liberados no local e cinco transferidos para hospitais de Campina Grande em estado grave.

A empressa Guanabara está disponibilizando aos familiares das vítimas o telefone: 0800-7281992 para mais informações.
Tags: