REFLETINDO: O Código de Hamurabi e os dias atuais...

BEM VINDO A COLUNA DA RAÍZA RAMALHO QUIRINO. ESTUDANTE DO CURSO DE HISTÓRIA PELA UFCG

O Código de Hamurabi e os dias atuais...

O código de Hamurabi surgiu na região da antiga Mesopotâmia a aproximadamente 1700 a.C, e foi um conjunto de leis sistematizadas, escrita pelo rei Hamurabi. Sua base era a lei de Tailão (Olho por olho e dente por dente), ou seja, se em um acidente alguém matasse uma pessoa, a família do assassinado poderia legalmente assassinar alguém da família do assassino.
Mas a questão é...O que tem haver um sistema de leis que pertenceu a uma civilização antiga e que foi construída dentro de um contexto e lógica diferentes da nossa contemporaneidade. Seria anacronismo esta relação? Certamente...
Mas, caro leitor você já se pegou dizendo algo do tipo; “Vou pagar com a mesma moeda”, ou concerteza já escutou alguém dizendo; “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, certo? São expressões populares bastante citadas e praticadas no nosso cotidiano.
Certo dia, navegando em um site de relacionamento me deparei com a seguinte frase: “minha educação depende da sua”. Num primeiro momento fiquei chocada, depois refleti. E é este basicamente o objetivo, que você leitor, venha se questionar sobre os valores que carregamos e construímos em nós. Se são estes positivos, conscientes, históricos etc.
É interessante sempre perguntarmos; Onde está nossa maturidade pessoal/emocional, necessária para nosso crescimento humano? Por que minha educação depender da de outra pessoa, se sou um ser pensante, tenho uma carga de valores, ensinamentos e princípios (sejam estes coerentes ou não)? Por que tratar os outros sempre como eles nos tratam? Por que não fazer diferente? Por que cobrar tanto dos outros e dar tão pouco de nós?
Pensar isto me faz lembrar uma frase costumeira; “Não mudo para agradar ninguém”. Absurdo! Egoísmo! Que ser humano não precisa ser mutável? Que pessoa é tão suficiente, a ponto de declarar isto? Se pararmos pra pensar, vivemos cobrando mudanças dos outros mais nunca assumimos que a mudança deve começar dentro da gente. E por que não agradar aos outros através de nossas mudanças?
Estudos científicos comprovam que quando fazemos o bem, nos tornamos felizes, e quando fazemos o bem a pessoas que nos fazem o mal nos tornamos mais felizes ainda, mas isso demanda sensibilidade, conscientização, compreensão, fraternidade e acima de tudo amor... Escritores afirmam que o câncer do momento é a incompreensão, o egoísmo a desumanização sentimental. As pessoas cobram muito das outras, mas se sentem suficientes bons, acreditam que não precisam mudar.
Muitos podem até não ver, mas nossa sociedade é individualista, vingativa, egoísta, demagoga. São atitudes, ações, frases e palavras ditas por nós, muitas vezes inconscientemente, que tomam proporções gigantescas, que ferem, matam, destrói, roubam, violentam os outros. Mas basta sermos vítimas para negar um perdão, e alimentar este ciclo desumano. Então, que nós possamos parar diante das situações, pensar nossas palavras e ações, tentar ver, até onde elas caminharão. Quais impactos causarão nos outros? Que nós mudemos sim, para agradar as pessoas, por que a mudança sábia nos proporciona melhoramento e conseqüentemente felicidade.
A humanidade contemporânea nos lembra muito o Código de Hamurabi. Você acha que não? Então eu pergunto: qual a diferença de; “olho por olho e dente por dente” da frase tão dita por nós: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”? Se você consegue indicar uma diferença certamente, você anda meio alienado por uma negatividade... E isto não é bom... Pense um pouco mais....

Tags: ,

4 comentários

  1. Rever nossos valores é nos embriagar de possibilidade: crescer e ser melhor. Só posso ser feliz com a mão estendida do outro, não há como inferir essa regra tão humana, tão antiga, a lembrar as primeiras civilizações, o espírito de unificação e partilha.

    Feliz com seu texto, Raiza.

    Um beijo,
    fique com Deus!

    Abraão Vitoriano

  2. Muito interessante viu Raíza, você falou muitas verdades nesse texto, se as pessoas pensassem como você o mundo seria bem melhor, também me incluo nesse linha de pensamento e principante de ação.

    Abraço, Myller.

  3. Rever conceitos é reconstruir valores essenciais para uma boa relação!!!
    Esta semana quando me convalecia de uma virose, li o livro do Eclesiástes(Antigo Testamento - grupo dos livros de sabedoria ou sapienciais) - 12 capitulos muito bom de lêr se estivermos desarmados.
    Pelo que pude entender, o Eclesiastes foi escrito pelo rei Salomão, filho de Davi, é um conjunto de reflexão acerca do quão fugaz é a vida. O Eclesiástes aproveita para denunciar as estruturas injustas da sociedade. Ele nos convidade a destruir e construir uma nova concepção de vida que é dom gratuído de Deus e assim, todos possamos partilhar com justiça e fraternidade.
    Onde está a felecidade? ...O sucesso resolve? ...Viver o presente!!! Opressão nega a vida! ...A união faz a força!!! ... O acumulo traz desgraça! Quem gosta de R$ nunca se sacia! "Coma muito coma pouco, o sono do trabalhador eh gostoso, enquanto a fartura do rico não o deixa dormir".

    Sabedoria é discernimento, Deus é o homem correto, portanto vale apena ser justo!!!

    Raiza, parabéns!!!

    Deus nos abençoe!!!

    deocleciano.

  4. Pois é minha cara colega historiadora Raiza Ramalho, é de suma importância esta sistematização entre o passado e o presente, o que foi colocado por você nada mais é que o despertar para algo adormecido. Em todas as sociedades a existência das leis é de fundamental importância. Importante também é lembrarmos e darmos importância às antigas leis que deram forma e sentido as novas leis existentes no mundo atual. Um homem sem história, é um homem sem vida. Desta forma, um homem sem leis para lhe estabelecer “LIMITES”, é um homem “alienado”, visto que a civilização determina leis para a vivência. É através das leis e da vivencia cotidiana que os homens aprendem a sociabilizar e a amadurecer no seu crescimento humano. Destarte, fica aqui estabelecido a importância das leis para a sociabilização do homem ao seu meio. Porem, a sensibilidade, conscientização, compreensão, fraternidade e acima de tudo amor possuem uma grande importância nesta relação.

    Att.
    Prof. Danilo Cezário.

Leave a Reply