Caretas abrem oficialmente a Semana Santa em SH

Os Caretas abrem oficialmente hoje a tradicional Semana Santa aqui na cidade de Santa Helena. Os caretas são uma das mais antigas e importantes manifestações folclóricas da cidade. A tradição vem sendo cultuada há muitos anos atrás. A programação oficial vai até o dia 23 deste mês.

Um grupo de aproximadamente 30 de jovens santa-helenenses partiram as 05:30h da manhã de hoje para brincar na cidade de Ipaumirim-CE, para amanhã é esperado um grupo de jovens dobrado onde irão para a cidade de Umarí-CE. Os homens de máscaras, chocalhos e também vestidos com roupas esfarrapadas (os mulherzinhas), invadem as ruas dos municípios e brincam. Trata-se de uma mistura do sagrado e do profano.

Esse movimento cultural, vem sobrevivendo, mesmo com as ameaças da modernidade. São rapazes, homens de mais idade — todos no intuito de festejar o momento. A festa era da colheita e o espantalho carregado pelos caretas mais tarde acabou sendo substituído por Judas Iscariotes.



No sábado de aleluia acontece o enforcamento do Judas, representando o homem que traiu Jesus Cristo. Antigamente, os alimentos arrecadados eram divididos entre os participantes da brincadeira. Até o final da Semana Santa, muitos grupos devem aparecer em nossa cidade.
Os Caretas atraem a atenção de sociólogos, antropólogos e vários folcloristas nordestinos na época da Semana Santa, já que os Caretas profanos se misturam as atividades sagradas da Semana Santa. 
Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
Tags:

4 comentários

  1. Não tem um lugar melhor do que SANTA HELENA pra passa a semana santa..
    Familia reunida para viver essa passagem.
    E os caretas ? quem nunca brinco de careta na semana santa aqui em santa helena ? o povo de santa helena sempre se divertindo junto com os garos e garotas que brincavam e ainda brincam de careta.

  2. OS CARETAS É UMA IMPORTANTE MANIFESTAÇÃO CULTURAL QUE PRECISA E MERECE DE MUITO INSENTIVO POR PARTE DO POVO E DAS AUTORIDADES. PARABÉNS A TODOS QUE MANTÊM ESTA TRADIÇÃO.

  3. Muito massa mais aa melhor turma mesmo q inventou a mascara de couro em sjp minha cidade foi a TURMA DE ÍNACIO MAIOR TURMA DA CIDADE COMPOSTO DE 70PESSOAS O GRUPO

  4. Que bacana, a muito tempo nao vejo este manisfesto vivo cultural...

Leave a Reply