A Paixão de Cristo em Santa Helena (FOTOS)


Há alguns anos atrás a cidade de Santa Helena foi palco do grandioso espetáculo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que reunia anualmente todas as quartas-feiras santas, telespectadores de toda a região, como também os filhos ausentes que vinham celebrar a Páscoa com a família.

No ano de 2004, os santa-helenenses, puderam conhecer, sentir e se emocionar com a primeira apresentação que superou expectativas. O mentor deste grandioso espetáculo (Pe. Walter) apostou na juventude da nossa cidade que até então vivia a mercê, privada de entretenimento e também do próprio interesse pela história de Cristo.

A apresentação que durou em média uma hora conseguiu engajar um grande número de pessoas e profissionais que doaram corpo e alma para tal evento, seja na parte de atuação, cinegrafia, figurino, alimentação, caracterização de ambientes e etc. Começava então, a valorização e reconhecimento dos artistas da terra.

O evento ganhou aceitação de cara do público, e os preparativos para os próximos anos começavam a ganhar mais consistência e profissionalismo por parte da equipe técnica. E assim aconteceu o ano de 2005, mais um recorde de público, e claro bastante aplausos. 

Em 2006 a paróquia decidiu tornar esse espetáculo ainda maior, e modéstia parte, que espetáculo! Na oportunidade foi gravado um cd com a própria fala de cada personagem e a equipe fez um considerável investimento nos cenários e na iluminação para dar mais realeza à peça teatral, afinal o público era bastante exigente. A apresentação passou então a acontecer em dois dias (terças e quartas). Neste ano o grupo de teatro fez questão de narrar a vida de Jesus Cristo desde a anunciação do Anjo Gabriel a sua santa mãe Maria. Parecia então que aquela encenação só teria a crescer, crescer e crescer. Mas, não foi bem assim, o evento ainda aconteceu nos anos de 2007 e 2008, porém já se percebia a tal decadência. Talvez por parte de incentivo à juventude, já que eram os principais responsáveis pela realização da dramatização, talvez por motivos que não merecem ser colocados, ou talvez pelo estereótipo implantado em nossas cabeças de que “nada em nossa terra vai pra frente... só tem começo!”

O que de fato nos faz acreditar é que as pessoas estão deixando ficar pra traz os seus valores. Não adianta no momento buscar o culpado, pois vivemos em um emaranhado de situações que nos faz perder nossos traços culturais e o sentido da vida. Os pais não se preocupam na valorização e reconhecimento dos seus filhos, a escola não mostra o verdadeiro sentido da educação, até porque os professores preferem ocupar suas mentes querendo saber o quanto vão ganhar no final do mês e os próprios alunos não respeitam mais os professores acreditando serem “donos do seu próprio nariz”.

Enfim, o tempo vai passando e os santa-helenenses não despertaram ainda o desejo de levantar a bandeira desse tão rico patrimônio cultural que é nosso! A cultura nessa terra se manifesta em diferentes ramos, tais como o musical, artístico, versos e cordéis. Estamos sendo passados pra traz, até onde sabemos a secretaria de cultura em nosso município não existe. Porque será? Ela sim, poderia fazer a diferença de que tanto vem cobrando a população.

















  































Nossa redação, localizou algumas (de muitas) pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a realização daquele grandioso evento.

Josany Barroso: Nossa! Recordar essa época é muito bom. Era um evento que sacudia a juventude santa-helenense. Participar desse evento foi prazeroso e melhor ainda, era ver a juventude empolgada e participativa com valores religiosos. Que nesta Páscoa os santa-helenenses possam dizer sim ao amor e a vida; (...) investir na fraternidade, lutar por um mundo melhor, e vivenciar a solidariedade ensinada por Jesus Cristo. Boa Páscoa!

Marizete Vitoriano: Lembrar o evento da Paixão de Cristo encenado na Quadra de Esportes é reviver a minha vida de igreja em Santa Helena, o que para mim era muito prazeroso. Me recordo das noites de costura no Salão Paroquial, com Joana, Leudinha, Pe. Walter, Sérgio, Francisjânio, Frei Flaviolândio, Júnior e outros... Saudades. Desejo que nesta Semana Santa, Jesus mostre mais uma vez a plenitude de seu amor e misericórdia diante da fragilidade humana. Jesus abraçou a Cruz por fidelidade à missão que o Pai lhe confiou... Hoje nos unimos a Jesus, servo sofredor, e acompanhamos seus passos rumo à ressurreição. Feliz Páscoa a todos!

Rafael Cipriano: A Paixão de Cristo enfatiza em nossa vida a fé que temos ao verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós, e venho através deste depoimento recordar com muito carinho a encenação da Paixão de Cristo do grupo Evangelizarth da Paróquia de Santa Helena, que através do teatro buscava evangelizar a vida do Senhor Jesus. Tive o prazer de participar no ano de 2007, a convite da coordenação para fazer o papel de Pilatos, sem dúvida foi bastante emocionante. Entre o teatro de Santa Helena e o teatro da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (SEMEARTE) existia uma relação bastante intima, sempre formos bastante próximos e companheiros. Findo minhas palavras deixando aqui a crítica, para com nossos representantes públicos que muitas vezes não ajudam, nem incentivam a arte e a cultura em nossos municípios, pois este trabalho vem muitas vezes tirar o adolescente e jovem da rua, para desenvolver habilidades que podem o promover no mundo da arte.

Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
Tags: