O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) enalteceu nesta segunda-feira (2) o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e fez um apelo para que o programa da Petrobras Biocombustíveis (PBio) faça investimentos na Paraíba.
Ele disse que o PNPB tem se revelado uma alternativa de comprovada eficácia para suprir o mercado energético brasileiro e para fomentar o desenvolvimento regional com inclusão social. - A produção de biocombustíveis, que incluem também o etanol, além de ter um impacto ambiental positivo, gera emprego e renda no campo.
O programa atende também ao compromisso de promover o desenvolvimento regional, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, de forma a evitar a concentração da produção nas áreas de maior consumo - assinalou, observando que o programa incentiva a agricultura familiar, ajudando a população rural a permanecer no campo.
Citando uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, Santiago disse que mais de 100 mil famílias nordestinas lucram com a produção de oleaginosas que serão utilizadas para fazer o biodiesel.
Ele assinalou que dessas 100 mil famílias o PNPB atende mais de 50% por meio de contratos que deram estabilidade e confiança ao agricultor.
- Um pequeno agricultor residente no município pernambucano de Alagoinha, que plantava mamona em cinco hectares de terra arrendada, registrou produtividade recorde ao colher 1.480 quilos por hectare na safra 2010, quando a média de colheita naquele estado é de 700 quilos por hectare.
Da Agência do Senado