Horário de verão antecipa provas do Enem na PB


Asprovas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerão nos próximossábado e domingo (dias 22 e 23), serão aplicadas uma hora mais cedo na Paraíba,por causa do horário de verão. A prova terá início ao meio-dia, horário local,que corresponde às 13h do horário oficial de Brasília. Os portões de acessoabrirão às 11h e fecharão às 12h, em todo o Estado. Nesta reta final depreparação, professores do Colégio Geo Tambaú recomendam revisão dos conteúdose descanso para os alunos, especialmente no dia anterior ao exame.

Deacordo com o professor de Física José Tranquilino da Silva, o aluno deve aliarrevisão de conteúdos e descanso durante a semana para estar bem preparado nahora da prova. “Durante esta semana, o aluno deve revisar os conteúdos vistosdurante as aulas do dia. Duas horas por dia de estudo, se bem aproveitadas,devem ser suficientes para realizar uma boa prova. Também é importante que oaluno descanse ao invés de intensificar o estudo, especialmente no dia anteriorao exame, já que a prova exige bastante”, afirmou.

Oprofessor de Língua Portuguesa Cleano Carvalho também acredita que o aluno devedesacelerar o ritmo de estudos nessa reta final. “Uma mente superaquecidatrava, então, recomendo que o aluno descanse bastante o corpo e a mente. Eledeve estudar pelo menos três horas por dia, além de se manter bem informado,pois uma característica do Enem é aliar o conteúdo das disciplinas aatualidades”, disse.

Já oprofessor de História e Atualidades Gilbert Miranda afirmou que o ideal é que oaluno revise o conteúdo visto no início do ano. “Nesse momento, o ideal é arevisão de conteúdos vistos no início do ano, com ênfase em temas pontuais. Noentanto, o aluno deve estudar pelo menos 6 horas por dia, além do horário dasaulas, especialmente os que querem cursos mais concorridos”, disse.

Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com Correio da Paraiba 
Tags: