Condenado: Ex-prefeito poderá não disputar eleições em 2012 no Sertão


Foi condenado por dois anos de prisão o ex-prefeito da cidade de Triunfo, João Coragem Pereira Júnior, após sentença do Juiz da 8ª Vara Federal, Gilvânklim Marques de Lima (MPF). O meritíssimo entendeu que o ex-gestor fez uso de verbas públicas federais em proveito próprio no período em que administrou o município. Em sua sentença foi decretado que João Coragem deve ficar cinco anos sem candidatar-se a cargo público. A decisão ainda cabe recursos.


De acordo com informações, nos autos do processo, o ex-gestor teria desviado verbas de um convênio para construção de um Ginásio Poliesportivo no município de Triunfo. O convênio tinha parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (INDESP), na denúncia do Ministério Público, o valor da verba está calculada no total de de RS 160,9 mil.


Segundo os advogados de defesa do ex-prefeito João Coragem, as provas apresentadas ao longo da processo não são suficientes para que o seu constituinte seja considerado responsável pelo suposto desvio. Na ação protocolada pelo MPF não ficou caracterizada a existência de crime.


O juiz substituiu a pena de prisão por duas medidas restritivas em sua sentença. O ex-prefeito de Triunfo terá que prestar serviços comunitários e devolver aos cofres federais o valor de R$ 9,8 mil.

Mesmo com a substituição da pena, o ex-prefeito poderá não ter direito a disputar as eleições 2012, por ter tido suspenso os seus direitos políticos.


Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos

com informações doG1
Tags: