Polícia apreende 133 pássaros de fauna silvestre em uma casa em MG


A chuvarada que atinge o Centro-Oeste está causando problemas para os estudantes da zona rural em Mato Grosso do Sul. Muitas escolas da região tiveram que suspender as aulas.
A água da chuva fez buracos e formou lagoas ao longo das estradas que dão acesso à região dos assentamentos rural de Corumbá. Os ônibus que levam os alunos até as escolas não conseguem trafegar pelos trechos danificados. Por causa disso, as aulas, que começaram na semana passada, já foram suspensas.
“Eu fui três dias e três dias não fui. O ônibus não está passando por causa dos buracos e da chuva”, disse o estudante Maurício Lobo.
A situação está complicada em toda a zona rural de Corumbá e Ladário. Pelo menos três mil alunos estão sem aulas por conta da condição das estradas. A parte que liga quatro assentamentos cedeu com a força da enxurrada. Se continuar chovendo ficará difícil completar em tempo o ano letivo. “Irá acumular muitos dias a repor e talvez a gente não consiga repor essa carga horária durante o ano letivo. Se não completar 800 horas e 200 dias não fecha o ano letivo”, alertou o professor José de Souza da Silva.
Além da preocupação com a carga horária das aulas os alunos da escola no Assentamento Paiolzinho enfrentam outros problemas. Os ventiladores e as lâmpadas não funcionam, as portas estão sem fechaduras e, apesar de aulas terem começado na semana passada, os banheiros estão sem manutenção. Em uma das salas há um buraco no teto.
A prefeitura de Corumbá informou que as aulas nas escolas rurais devem ser retomadas na próxima quarta-feira (23). Até lá, a Secretaria de Infraestrutura deve recuperar as estradas. Em relação às condições da escola do Assentamento Paiolzinho, a Secretaria de Educação do município disse que os alunos serão transferidos para outra sala que já passou por reforma.
Da Redação com o G1
Tags: