Obama vai discursar na Cinelândia, no Centro do Rio, em visita ao Brasil

O presidente americano chega ao Brasil no sábado (19). Ele se encontra com Dilma Rousseff em Brasília e depois segue para o Rio de Janeiro. VEJA VÍDEO





O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai visitar o Brasil, pela primeira vez, no próximo fim de semana. A embaixada americana no Brasil informou nesta segunda-feira (14) que ele fará um discurso aberto, no domingo (20), na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.
Um helicóptero dos fuzileiros navais dos Estados Unidos sobrevoou o Rio de Janeiro para reconhecimento. Os locais que deverão ser visitados pelo presidente Barack Obama já começaram a ser inspecionados por funcionários do governo americano. E alguns cariocas já se arriscam no idioma do visitante. “Vamos tentar levar um papo em inglês, uma faixa enorme”, diz um homem.
Obama chega ao Brasil no sábado (19) e se encontra com a presidente Dilma Rousseff em Brasília e depois vem para o Rio. O roteiro do presidente ainda está em estudo. Ele pode ir ao Cristo Redentor e também a uma comunidade que tenha recebido uma Unidade de Polícia Pacificadora. Uma das candidatas é a Cidade de Deus.
Só foi confirmado por enquanto o local do discurso. Entre tantos cenários do Rio, o governo americano escolheu o com mais tradição política para o principal pronunciamento do presidente Barack Obama na viagem à América Latina. A Cinelândia tem prédios famosos, mas ficou marcada mesmo como local de grandes concentrações e comícios que marcaram a história do país.
Foi na Cinelândia que aconteceram manifestações importantes, como a Passeata dos 100 mil contra o regime militar e comícios do movimento pelas Diretas Já.
A praça é atração turística e ponto de passagem para os cariocas. “Na realidade, é o melhor ponto do Rio de Janeiro, porque a Cinelândia é o coração do Rio de Janeiro”, afirma um jovem.
Antes de ser eleito, Barack Obama falou para uma multidão em Berlim, na Alemanha. Em 2009, já como presidente dos Estados Unidos, fez um discurso considerado histórico na universidade do Cairo, no Egito, voltado para todo o mundo muçulmano, mas foi um evento fechado. Em Praga, na República Tcheca, também falando para uma multidão, defendeu a redução do arsenal nuclear no mundo.
No Brasil, o discurso do presidente americano será aberto ao público e será traduzido por meio de legendas. O carioca que já assistiu a tantos momentos históricos na Cinelândia vai se preparando para mais um. “É uma grande personalidade. Acredito que o Brasil inteiro vai receber ele de braços abertos”, destaca um senhor.
FONTE G1
Tags: