Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM)
O Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo. Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países. A presença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras de telefonia móvel.O GSM diferencia-se muito de seus antecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). Este fato também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. O GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP. O GSM possui uma série de características que o distinguem dentro do universo das comunicações móveis.
Nascido nos anos 80 e fruto de uma cooperação sem precedentes dentro da Europa, o sistema partilha elementos comuns com outras tecnologias utilizadas em celulares, como a transmissão digital.
Do ponto de vista do consumidor, a vantagem-chave do GSM são os serviços novos com baixos custos. Por exemplo, a troca de mensagens de texto foi originalmente desenvolvida para o GSM. A vantagem para as operadoras tem sido baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta. A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA. O desempenho dos celulares é muito similar, mas apesar disso o sistema GSM tem mantido compatibilidade com os telefones GSM originais. Ao mesmo tempo, o sistema GSM continua a desenvolver-se com o lançamento do sistema GPRS. Além disso, a transmissão de dados em alta velocidade foi adicionada no novo esquema de modulação EDGE. A versão de 1999 do padrão introduziu índices relativamente altos de transmissão de dados, e é normalmente referida como 3G.
Como funciona o sistema GSM?
O sistema GSM utiliza dois conjuntos de freqüências diferentes, o primeiro utilizado para as transmissões do terminal e o segundo para as transmissões de rede. O método utilizado pelo GSM para gerir as freqüências é uma combinação das tecnologias TDMA e FDMA, essa combinação permite que o aparelho móvel transmita e receba dentro curtíssimo período de tempo mais ou menos 577 milissegundos e com uma capacidade de transmissão de 116 bits.
Um exemplo prático é que quando você efetua uma ligação do seu aparelho móvel, primeiramente é feita uma validação na banda da operadora (sinal base), essa reposta de validação afirmativa envia uma transmissão de confirmação para o número indicado, e sendo a resposta afirmativa (sinal disponível, telefone ligado e aberto o modulo de comunicação) retorna a validação com a transmissão de voz codificada digitalmente. Uma vez abertos os múltiplos módulos de comunicação a ligação passa para full-duplex, ou seja, você pode falar e ouvir ao mesmo tempo com uma fração quase imperceptível de atraso na comunicação.
Freqüências de ambos os terminais são enviadas rapidamente com o intuído de evitar erros na transmissão. Cada aparelho móvel deve possuir agilidade de freqüência, podendo deslocar-se dentro do modulo de comunicação. Ao mesmo tempo um celular certifica outros canais para determinar se o sinal é mais forte para mandar a transmissão para eles, caso a resposta seja afirmativa.