A região Vale do Piancó, no Alto Sertão da Paraíba, é a maior produtora de arroz vermelho do país, a partir de uma área plantada de três mil hectares. E dentro dessa área o município que tem a maior área plantada, sendo, consequentemente, o maior produtor, é Santana dos Garrotes, distante 414 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa.
Os dados foram revelados pelo assessor técnico da Faepa (Federação da Agricultura do Estado da Paraíba) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Domingos Lélis, no momento em que forão ultimados os preparativos para a realização, da 1ª Festa do Arroz Vermelho da Paraíba no Vale do Piancó ontem (03).
Exportação
O técnico revelou, que as variedades cultivadas no Vale são Arroz Vermelho Maranhão e Arroz Vermelho Caqui. De toda produção cerca de 80% é consumida na própria região, o restante é comercializado em diversas localidades da Paraíba e uma pequena parte é enviada para outras regiões do País como São Paulo e Brasília. Uma parte produzida em Santana dos Garrotes é exportada para a Itália, através de uma ONG que trabalha com a preservação de sementes.
Pelas avaliações de Domingos Lélis, “há um grande potencial para exportação, visto a boa aceitação do produto, especialmente na culinária Italiana, que é especializada em risotos. Há informações de uma demanda de 1.200 toneladas por ano para Itália, o que falta é produção”.
Assegurou que “algumas barreiras ainda impedem os produtores de expandirem a produção e poderem conquistar novos mercados e melhorarem a renda, em sua maioria ações governamentais, como a implantação de pequenas barragens de acumulação de água, linhas de financiamento para a produção, acesso a tecnologia, entre outros”.