Aregião do Vale do Rio do Peixe tem um grande potencial para produção de arroz,e em anos anteriores já alcançou as maiores produções do nordeste. Nos últimosanos, a produção vem diminuindo a produção devido o desestímulo do produtorrural.Há cinco anos, a produção de arroz na região chegava a 4 mil toneladas por ano.Hoje, a produção chega a 500 toneladas por ano, e essa diminuição se deve aopreço reduzido do produto.
Buscando uma solução para o problema, e visando recuperar os espaços perdidos,os produtores resolveram criar a Cooperativa de Produtores de Arroz do Vale doRio do Peixe. A partir disso, foi elaborado projeto e encaminhado ao Ministériode Desenvolvimento Agrário para aquisição de uma usina de beneficiamento dearroz, que já está em pleno funcionamento. O segundo passo, foi conseguir juntoao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da CONAB voltado a agriculturafamiliar recursos na ordem de R$ 350.000,00 para comprar dos produtores o arrozao preço de R$ 0,70 (setenta Centavos) o quilo.
Segundo o presidente da Cooperativa Tomé Guerra, outros dois projetos estão emfase de elaboração visando conseguir mais recursos completando R$ 750.000,00(Setecentos e cinquenta mil reais).
Outro benefício buscado pela cooperativa com Governo do Estado é no sentido deconseguir vender produtos para ser utilizado na merenda escolar. Além disso, adistribuição se estenderá ao programa Compra Direta do Governo Federal.
A expectativa da Cooperativa que tem 150 produtores cadastrados é dobrar aprodução para 1.000 toneladas no próximo ano, e chegar ao que era antes. Aregião era a maior produtora de arroz da região e até do nordeste.
Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com CZN