A falta de emprego no Sertão e perspectiva de conseguir osustento faz com que muitos jovens da microrregião de Cajazeiras jácomeçem a procurar trabalho no corte de cana da região paulista. São milharesem toda a região que estão ansiosos para conseguir uma vaga nas empreiteiras eusinas de açúcar.
Assim como toda empresa, é exigido documentos que comprovam a idoneidade doagricultor e exames médicos que atestam a habilidade laboral do braçal.
À procura por vagas, forma imensas filas nos dias de atendimento aoscandidatos. Até abril muitos vão deixar sua terra natal em busca de saláriostemporários.
O agricultor Francisco de Assis, 18 anos, que mora em Monte Horebe, desistiu deestudar para ir trabalhar no corte de cana. “Aqui eu não tenho emprego, a roçanão dá mais, então tenho que procurar ganhar um dinheiro e esse é o únicomeio.” Afirma.
Já o agricultor Erivaldo Manoel, que mora em São José de Piranhas, lamenta nãoter passado nos exames médicos por causa de um problema na perna. “O jeito quetem é esperar a obra da transposição começar pra ver se arrumo um gancho aquimesmo," disse.
DaRedação do Portal Fatos e Fotos
com radarsertanejo
