Conheça a Banda Cabaçal "Os Maria" Uma tradição passada de Pai para Filho

BANDA CABAÇAL OS MARIA


A Banda Cabaçal "Os Maria" do Sítio Umarizeiro, município de Santa Helena-PB, mantém uma tradição de tocar nas festas religiosas da cidade e sítios da região desde 1936. A história vem sendo repassada de pai para filha, irmãos e parentes do patriarca Pedro Maria, que tinha a preocupação de ensinar o pífano e os instrumentos de percussão: a caixa e a zabumba. A Banda usa também o triãngulo e o ganzá (instrumento feito de um tubo de metal ou plático em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas).

Como o trabalho musical é em família as mulheres e crianças fazem o coral.


Os Maria se apresentam especialmente nas festas de Nossa Senhora da Conceição, de São José, São João e de Santa Helena. Durante os dias de festas há todo um ritual. A família se junta para preparar o terreiro de dança e a alimentação para os convidados. Todos se organizam em procissão, usam carroças e animais com caçuás para carregar os alimentos doados durante o acompanhamento, que é o momento onde o grupo sai cantando da casa do pifeiro até um determinado lugar. Muitas vezes na própria missa a banda toca e canta os hinos religiosos. Durante a noite acontece a festa dançante.


A Banda Os Maria tem resistido ao tempo e entfrenta, como todo artista da cultura popular no Brasil, sobreviver com os escassos apoios dos organismos oficiais da cultura.
Tags: