EM BRASÍLIA: Dilma desfila em carro aberto e abre comemorações do 7 de Setembro


A presidente Dilma Rousseff abriu nesta quarta-feira (7) odesfile de 7 de Setembro com desfile em carro aberto. O evento tem a presençade ministros e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e deve reunirpelo menos 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Dilma também acompanhaos desfiles ao lado da filha Paula e do neto Gabriel.
O vice-presidente, Michel Temer, não está presente, pois viajoua Natal (RN), onde ficará até a próxima sexta-feira (9) para compromissosparticulares, segundo sua assessoria.
Conforme a programação, Dilma percorreu o trajeto em carroaberto até a tribuna presidencial, onde encontrou sua equipe ministerial erecebeu as honras militares. Após a execução dos hinos nacional e daindependência, ela autoriza o início do desfile, cujo percurso tem 2 km.
A exemplo do ano passado, nenhuma autoridade estrangeiraparticipará do evento, considerado modesto para os padrões da Esplanada.Conforme o R7 antecipou, o custo da festa é o menor dos últimos anos: cerca deR$ 900 mil.
O tema deste ano será “Construir um país que avança está emnossas mãos”. Há cerca de duas semanas a Esplanada dos Ministérios tem recebidoos preparativos para o desfile, como faixas verde e amarelo que decoram ospostes da via.
Uma arquibancada coberta foi montada com capacidade para abrigar20 mil pessoas. Foram disponibilizados, além disso, 300 banheiros químicos, 15postos de atendimento médico e três telões.
O público contará com 35 pontos de distribuição de água,indispensáveis para o período de seca na capital federal. No ano passado, odesfile chegou a ser encurtado devido à baixa umidade do ar. Para o dia dehoje, a previsão é de que o índice varie de 56% a 26% e a temperatura chegue aaté 30°C.
Pelo menos os convidados do Planalto escaparão da seca. Atribuna presidencial, com capacidade para 1.000 pessoas, contará comumidificadores.
R7
Tags: