Com 18 assassinatos, PB é o 1º Estado do Brasil em crimes homofóbicos


A Paraíba registra em outubro deste ano 18 assassinatos dehomossexuais em oito cidades do Estado. O levantamento feito pelo Movimento Espírito Lilás (MEL) aponta que o número de crimes motivados porhomofobia em 2011 no estado da Paraíba e maior percentual nacional deassassinatos por um estado da federação.

De acordo com o presidente da entidade, Renan Palmeira, estes números comprovamuma realidade cruel na Paraíba. “O preconceito e a discriminação por identidadede gênero ou por orientação sexual diferenciada da heterossexualidade, produzpara a comunidade LGBT diversas repressões culminando com assassinatosbrutais”, disse Renan.

O MEL solicita que o poder público amplie as delegacias especializadas emcombate a homofobia em todas as regiões do Estado da Paraíba. “Tambémsolicitamos o funcionamento da Delegacia Especializada em Combate a Homofobiade João Pessoa no turno da madrugada e da noite, onde a população LGBT estámais vulnerável, e que a secretaria de segurança crie um banco de dados institucionalpara controlar os números de assassinatos contra a população LGBT”, diz Renan,que cobra cursos de capacitação dos profissionais de segurança para podertratar com as vitimas de homofobia.

Confira a lista dos LGBTs assassinados em 2011

João Pessoa

01. Geruza - nome civil desconhecido

Travesti encontrada morta de forma violenta em 01 de fevereiro de 2011.Conforme relato da Central de Polícia, o Inquérito foi remetido a 2ª DPC dacapital.

02. Roberto Confessor da Silva

Travesti, de 28 anos de idade, foi executado a queima roupa com dois tirosquando chegava em casa após noitada com os amigos, por volta das 4h da manhã dedomingo de 29 de maio de 2011, em Mangabeira. Populares disseram que o acusadopelo crime é um homem que mantinha relação sexual com a vítima.

03. Alexandro da Silva Oliveira

Líder religioso, homossexual assumido, de 34 anos de idade, executado a queimaroupa com cinco tiros quando retornava para casa após ritual religioso. Ohomicídio aconteceu na Comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor,em João Pessoa na madrugada de quinta-feira, 6 de janeiro de 2011.

04. Beto Coveiro

Coveiro do cemitério Santa Catarina, localizado no bairro dos Estados em JoãoPessoa, homossexual assumido, morto a tiros no bairro de Mandacaru, em 30 demarço de 2011.

05. Edilene Justino dos Santos

Lésbica, encontrada morta por enforcamento na casa de duas amigas no mês demarço de 2011. Familiares afirmaram que ela foi morta e assaltada.

06. Albanir Cardoso

Cabeleireira, de 37 anos de idade, assassinada na tarde de terça-feira, 28 dejunho de 2011, no bairro São José em João Pessoa. Segundo informações, osacusados são dois homens que cometeram o crime e fugiram a pé. Ela foi mortacom três tiros. Segundo a Polícia ela era lésbica e teria um relacionamento comoutra mulher casada.

07. Sérgio Benício de Sousa

Homossexual assumido, de 31 anos de idade, assassinado a tiros na comunidade deBaleado, no bairro de Mandacaru, na madrugada do sábado, de 29 de janeiro de2011.

08. Travesti de identidadedesconhecida

Travesti assassinada a pedradas no centro de João Pessoa, sábado 15 de janeirode 2011. Identidade desconhecida.

09. Alexandro Lourenço Gonçalves - Baby

Travesti assassinado a tiros na rua do Bairro São José, em João Pessoa no dia16 de agosto. Informações preliminares dão conta que o travesti foi baleado porduas mulheres. Elas teriam praticado o crime após um briga em uma casa de showda Capital.

Campina Grande

10. Luiz Carlos das Neves

Ex-presidiário de 46 anos de idade, homossexual assumido, assassinado com 26golpes de faca por volta das 2h de 31 de janeiro de 2011 em Campina Grande, naAvenida Floriano Peixoto. Do veículo, aparentemente nada foi levado.

11. Inete (Daniel Oliveira Felipe)

Travesti de 24 anos, identificado como Daniel Oliveira Felipe foi brutalmenteassassinado com 30 facas por quatro rapazes na madrugada da sexta-feira, 15 deabril de 2011, em Campina Grande, câmeras flagraram o ocorrido.

12. Valderi Carneiro

Professor de língua portuguesa, de 44 anos, foi brutalmente assassinado porestrangulamento com sinais de luta corporal,
encontrado morto, na noite de sábado, 9 de junho de 2011, dentro de umapousada, no centro de Campina Grande. Câmeras flagraram os criminosos.

Queimadas

13. Luciana Batista Dantas

Dona de casa divorciada, de 38 anos, foi encontrada morta ao lado de um prédioabandonado de uma fábrica no distrito do Ligeiro, na cidade de Queimadas, em 10de fevereiro de 2011. Foi violentada sexualmente antes de ter sido assassinada,o rosto estava completamente desfigurado por golpes de pedradas.

Sousa

14. Raimundo Inácio

O homossexual, de 50 anos, foi esfaqueado e estuprado na sexta-feira 25 defevereiro na cidade de Sousa, por um homem desconhecido. A vítima estava com umhomem, não identificado, quando recebeu um golpe de faca peixeira no ânus.

Cabedelo

15. Max Nunes Xavier - Heterossexual.

Heterossexual, de aproximadamente 24 anos, foi morto na madrugada desegunda-feira (8 de Agosto de 2011) em frente a um bar na praia do Jacaré, emCabedelo, na Grande João Pessoa. De acordo com informações da delegada AurelinaMonteiro, da 7ª DD, o crime teria ocorrido após uma discussão entre quatrohomens, dois deles homossexuais. Max Nunes teria defendido os homossexuais queestariam sendo vítimas de homofobia. A delegada informou ainda que um doshomossexuais agredidos
verbalmente acusou Aloísio Lucena, filho de um advogado criminalista eempresário da Capital, de ter cometido o crime.

Bananeiras

16. Djair Pereira Cirne - Dija

Homossexual assumido, 53 anos, morto por volta das 07h, no interior de suaresidência, Sítio Chã do Lindolfo, no dia 12 de junho de 2011. Conformeperícia, o mesmo foi morto por espancamento, tendo o rosto desfigurado porgolpes de instrumento. Autoria desconhecida.

Santa Rita

17. Eliézer Gama dos Santos

Homossexual assumido, 35 anos, assassinado a tiros e ainda teve a cabeçaesmagada por uma pedra, na madrugada do dia 17 de setembro de 2011.

Patos

18. José de Arimatéia da Silva

Travesti assumido, 27 anos, assassinado com vários tiros no dia 16 de outubro.O crime aconteceu às 22h na rua Ednaldo Torres, por trás da estação ferroviáriada cidade de Patos.


Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
comAssessoria de Comunicação do MEL
Tags: