Portal G1 denuncia jogo de bingo dentro do presídio de Cajazeiras; MP vai investigar o caso. Vídeo!


O promotor deExecuções Penais Aristóteles Santana anunciou nesta segunda-feira (3) que vaiabrir um procedimento investigativo para apurar supostos privilégios queestariam acontecendo dentro do Presídio Regional de Cajazeiras, no Sertãoparaibano. O motivo é um vídeo divulgado anonimamente no dia 26 de setembro noYouTube, mostrando presos jogando bingo em dia de visitas.

No vídeo, que teriasido filmado no pátio do presídio, os detentos acompanham um sorteio de númerose marcam em cartelas. Alguns estão acompanhados de mulheres. O responsável pelapostagem do vídeo descreve que o locutor do sorteio seria o diretor dapenitenciária, sargento José Rivanaldo de Freitas. Além de 'entreter' ospresos, ele forneceria o microfone, a caixa de som e os prêmios do evento.

Em entrevista à TV Paraíba, o promotorAristóteles Santana informou que a exploração de bingo ou de jogos de azar éuma contravenção penal e que, caso seja comprovada, pode resultar em pena detrês meses a um ano de detenção, mais multa para quem pratica estes tipos deatividades.

Para o promotor, o Ministério Públicodeve cobrar punição. Ele também informou que vai exigir providências daSecretaria Estadual de Administração Penitenciária.

Em sua defesa, o diretor do Presídio deCajazeiras informou que tenta promover uma espécie de 'recreação' para ospresos e seus parentes no dia de visitas, como uma força de ressocializá-los.Segundo o sargento Rivanaldo, ele não explora jogo de azar porque, em vez depromover apostas, dá prêmios simbólicos, como kits de produtos de higienepessoal comprados com seu dinheiro, sem interferir no orçamento do presídio.



 G1 PB
Tags: ,