Governador visita Sertão e garante apoio ao pólo de confecções de CZ


O governador RicardoCoutinho visitou, no final da manhã desta quinta-feira (26), o polo deConfecções de Cajazeiras e garantiu apoio do Estado para que a cooperativaMulheres do Sertão, que passa por dificuldades financeiras, volte a funcionarplenamente. Ao lado do superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael, doex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, do deputado Edmilson Soares, derepresentantes da prefeitura de Cajazeiras, do Banco do Povo, e dascostureiras, o governador conheceu as instalações, equipamentos e participou deuma reunião sobre as providências para revitalizar a cooperativa.

Ricardo destacou que oEstado solicitou à Prefeitura do município a cessão de uso do prédio dacooperativa para abrir uma mesa de trabalho envolvendo o Governo, Prefeitura,Sebrae-PB e Banco do Povo com objetivo de contribuir para a revitalização e aampliação do polo do confecções. Na Mulheres do Sertão,  atuam 20costureiras, em um espaço com 150 máquinas de costura, em um prédio em processode deteriorização, sem capital para compra de matéria-prima.

De acordo com ogovernador, o polo de confecções é um patrimônio para a região. “O Estado sedispõe a participar dessa parceria, e acho que com a instalação da escolatécnica estadual esse espaço pode ser uma extensão na formação dos recursoshumanos. Ao mesmo tempo, vamos potencializar a produção e a venda para a regiãoe estados vizinhos”, disse Ricardo.

Na avaliação do governador, o polo de confecções precisa passarpor uma reformulação e que o Empreender-PB, que investiu R$ 10 milhões em 2011,está disponível para isso. “Acredito que este é o caminho para criarmos umarranjo produtivo com resultados concretos na formação de recursos humanos, naprodução de confecções e na geração de centenas de empregos na região”, avaliouo governador.

“Asociedade de Cajazeiras, o empresariado, a Prefeitura e os atores desteprocesso precisam se entender e rumar para uma política de desenvolvimento. Eatual governo possui uma política clara de desenvolvimento como, por exemplo, oEmpreender-PB, que estimula a sociedade a produzir e gerar renda”, completouJulio Rafael.

Avice-presidente e costureira da cooperativa, Antônia Barbosa, agradeceu avisita do governador Ricardo Coutinho e o seu empenho para ajudar as mulheresque trabalham no polo.  Ela disse que, apesar das dificuldades, acreditaque agora com a união de todos e programas de incentivo financeiros serápossível melhorar a situação. “Estamos passando por problemas, mas não vamosdesistir enquanto não conseguirmos aumentar a produção e gerar uma boa rendapara as 20 cooperadas”, comentou Antônia.

Em sua visita emCajazeiras, Ricardo Coutinho e a comitiva também visitaram a indústria defiação Patamuté, que produz mais de 50 toneladas de fios por mês e gera 250empregos. O grupo pode conhecer o processo de produção dos fios utilizados paraa fabricação de confecções que são distribuídos para o Nordeste e para oSudeste.


Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com Secom
Tags: