Por Cibele Diniz Correia, 22 anos, Estudante do Curso de Serviço Social pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC, atua como Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado na cidade de Santa Helena-PB.
Sabemos que o mundo está diversificado devido às muitas transformações que vem sofrendo ao logo dos anos, transformações essas que interferem no planeta e na vida de toda a população, por esse motivo o maior prejudicado é o meio ambiente e o maior protagonista dessas cenas é o homem. O efeito estufa, o aquecimento global, desmatamento, queimadas, enxurradas e o lixo que causa diversas doenças quando ocorre uma inundação, prejudicam a natureza e a vida de muitos, causando mortes e tragédias irreversíveis.
A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento para diminuir a degradação do meio ambiente, dessa forma o Desenvolvimento Sustentável surge com a ideia de buscar conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e por fim a pobreza no mundo, meta essa que precisa ser trabalhada para se chegar a uma mediação positiva.
O desenvolvimento sustentável, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas, e tem por objetivo distribuí-las, melhorando a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração as necessidades que o ambiente precisa, por isso é primordial seguir metas que favoreçam essa qualificação ambiental como, a satisfação das necessidades básicas da população entre elas, educação, alimentação, saúde, lazer, etc; A solidariedade para com as gerações futuras, preservando o ambiente de modo que elas tenham chance de viver; A participação da população envolvida, onde todos devem se conscientizar e conservar o ambiente e fazer cada um a sua parte; A preservação dos recursos naturais, água, oxigênio, entre outros; e por fim a elaboração de um sistema social que garanta a sociedade respeito, dignidade, emprego, segurança uma vez que somos dignos de direitos, onde o Estado deve intervir e cumprir com suas obrigações, juntamente com a população trabalhando sempre a sua conscientização efetivando assim programas educativos para melhorar essa problemática.
Por isso é importante que haja um trabalho coletivo de ambas as partes, onde empresas, ONG´S, instituições afins ou não e também a participação da população, trabalhem juntas ocorrendo à interação de todos, pois só através dessa conscientização e educação ambiental é que se pode ver o progresso, não devemos esquecer que esse é um mundo de todos e de gerações futuras, e que se não cuidarmos logo, inocentes irão sofrer, daí então não terá mais solução, e todos sofrerão consequências sérias.
Isso também é uma responsabilidade social. Todos devem se interessar e agir na sua comunidade, assim como o beija-flor fez sua parte no incêndio na floresta, você enquanto indivíduo e maior responsável para melhorar o planeta também deve fazer sua parte. Seja consciente, o meio ambiente agradece.

19 de abril de 2011 às 08:33
Parabéns Cibele, pela preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente.
Nos últimos dias tenho trabalhado isso com os meus alunos. Inclusive, posso te passar uns slides que irão te ajudar e muito a mostrar como será o futuro do planeta se não cuidarmos bem dele.
Um abraço!
Profª Rosângela
19 de abril de 2011 às 19:40
Cibele, parabéns pela matéria!
Rogo a Deus que tenhamos a conciência de que "ESSE É UM MUNDO DE TODOS E DE GERAÇÕES FUTURAS".
Desenvolvimento sustentavel é requisito chave para a perpetuação das espécies, inclusive humana!
>>>"Fraternidade e a Vida no Planeta". "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22) - CF2011.