As hortaliças da comunidade Várzea Cumprida dos Oliveiras, na cidade de Pombal é modelo para o Sertão paraibano. Sem o uso de agrotóxicos, 15 famílias garantem o orçamento familiar nas plantações.
As plantações são favorecidas pelas proximidades com os rios Piranhas e Piancó. A comunidade é composta por 80 famílias, mas apenas 15 aderiram ao projeto do cultivo.
A presidente da Associação dos Produtores Rurais, Maria Solange Nóbrega, disse o uso do agrotóxico não é bem visto na comunidade porque prejudica a saúde da população. “Quando o assunto é saúde a gente busca o caminho de produzir hortaliças ecologicamente corretas”. Frisou Nóbrega.
As mulheres são maioria nesse tipo de plantação. A agricultora Lucivânia Freire disse que foi uma forma de gerar renda e garantir seu sustento.
Os produtores recebem acompanhamento técnico da EMATER. Segundo Ivonaldo Bernardo, funcionário do Órgão, o acompanhamento aos produtores é diário, pois tanto presta assistência técnica ao campo como também aos agricultores familiares.
Os agricultores foram beneficiados com um programa do Governo Federal e agora estão fornecendo as hortaliças para a merenda escolar do município.
“Essa parceria é boa não só para os produtores, mas para os alunos que recebem um produto de qualidade”. Afirmou a presidente da Associação
Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com o Diário do Sertão
18 de agosto de 2011 às 05:09
É pena em que uma comunidade de 80 famílias, somente 15 faz um trabalho tão bom e próspero.
Pior é que, em santa helena ,não tenho notícia de nenhum agricultor com essas práticas.
Uma boa idéia, uma boa colheita.
Parabéns Pombal.