A reportagem do Portal Fatos&Fotos localizou a Secretária de Saúde Katyenne Soares para falar sobre a denúncia de uma epidemia de calazar feita pelo senhor Jucimar que reside no Distristo de Varzea da Ema.
Segundo o popular, existem muitos animais espalhando a doença e comprometendo a saúde das pessoas. O popular fez um apelo à secretaria de saúde do município para que pudesse se mobilizar e buscar resolver o problema o quanto antes, para que a doença não possa se alastrar.
A Secretária de Saúde esclareceu que não existe nenhuma epidemia de leishmaniose no município. “Foi confirmado laboratorialmente o caso, mas não temos nenhuma epidemia no município e muito menos no Distrito de Várzea da Ema.” Comenta Katyenne.
A secretária de saúde informou ainda que já havia tomado conhecimento do caso antes mesmo da denúncia feita e que o mesmo já estava sob investigação. “O caso foi notificado no dia dez de novembro, quando a enfermeira recolheu todos os dados que foram alimentados no sistema de informação. Este ano foram diagnosticados outros casos confirmados de leishmaniose em alguns municípios do como Cajazeiras e São José de Piranhas. Esse caso não é isolado no município de Santa Helena”. Finaliza a secretária de saúde.
Entenda o Caso
Um morador do Distrito de Várzea da Ema, identificado por Jucimar, denunciou em programa de rádio na tarde desta quarta-feira (23), o descaso naquela localidade com relação a uma epidemia de calazar que cresce a cada dia.
Durante sua participação, o popular chamou a atenção das autoridades de saúde em especial o PEVA do município para o problema de calazar no distrito. Durante sua fala, o popular cita que foi comprovado o caso em um rapaz identificado pela reportagem do Fatos&Fotos por Fábio dos Santos Ferreira, 18 anos. O jovem está passando por tratamento médico em João Pessoa.
De acordo com Jucimar, existem muitos animais espalhando a doença e comprometendo a saúde das pessoas. O popular fez um apelo à secretaria de saúde do município para que pudesse se mobilizar e buscar resolver o problema o quanto antes, para que a doença não possa se alastrar. “Se nenhuma providência for tomada, mais casos deverão surgir”. Disse.
Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos